
31 Out Sabe o que é Hirsutismo? Excesso de pêlos…
HIRSUTISMO (Excesso de Pêlos )
Embora mais inconveniente para as mulheres, o hirsutismo pode ocorrer tanto nos homens como nas mulheres. Esta doença é caracterizada pela presença de pêlos em áreas da pele que normalmente não deveriam ser muito peludas. Este aumento de pêlos na mulher são visíveis e aparecem com mais intensidade ,queixo, buço, abdómen inferior, ao redor dos mamilos, entre os seios, glúteos e parte interna das coxas
“O hirsutismo, embora seja raro costuma afetar as mulheres durante os anos férteis e após a menopausa, geralmente está associado à irregularidade menstrual, alterações hormonais, infertilidade e acne.”
CAUSAS DO HIRSUTISMO
” Existem diversas causas para o hirsutismo como: síndrome dos ovários policísticos (a mais comum), defeitos congênitos nas glândulas adrenais, tumores de ovário e adrenais, hipotireoidismo e uso de alguns medicamentos, como esteroides anabolizantes e alguns medicamentos para epilepsia. Em alguns casos pode existir uma tendência familiar para o aumento de pêlos , principalmente em mulheres da região do Mediterrâneo. Em uma grande parte das mulheres não se consegue identificar uma causa ,sendo denominado hirsutismo idiopático.”
O aumento do crescimento de pêlos em locais indesejados também é comum nas mulheres após a menopausa e pode se manifestar em associação com outros sintomas como acne, aumento da musculatura e queda de cabelo (alopécia). Normalmente estas situações devem ser encaminhas para uma avaliação clínica, na especialidade de Endócrinologia com análises de sangue podem determinar se a causa da doença é um ou não um distúrbio endócrino.
TRATAMENTO
O auxilio médico vai determinar a causa do hirsutismo e tratá-la. Podem ser usadas medicações com efeito anti androgênico como o acetato de ciproterona, anticoncepcionais e/ou espironolactona . Porém são recomendadas medidas estéticas para retirada dos pêlos (como depilação, laser ou eletrólise). A vida média de um folículo piloso (onde fica o pêlo) é de meses e, assim, respostas para o tratamento devem ser esperadas somente após esse período, de 3 a 6 meses.
“Para eliminar o pêlo de forma definitiva é necessária a destruição dos folículos pilosos e o único tratamento permanente e seguro é a Depilação a Laser “